Educação


PROJETOS E VIVÊNCIAS


Musicalizar através do corpo é conhecer e respeitar a si próprio. Ao perceber o corpo rítmico, o participante passa a vivenciar, experimentar e sentir diferentes possibilidades do ritmo em seu próprio corpo fazendo com que o aprendizado seja mais palpável e concreto deixando de ser somente intelectual.

Musicalizar na infância, é colocar a criança em contato com o que já esta presente o seu redor desde antes de chegar nesse mundo. É estimular seus sentidos. É descobrir e assimilar seu corpo. Perceber suas mãos, pés, boca, voz, dedos. É associar a batida do seu coração com o ritmo, o movimento do seu corpo com a melodia, o trabalho em grupo com a harmonia. É ouvir, interagir, trocar, sentir e experimentar as infinitas possibilidades do som a sua volta. É incorporar de forma intuitiva os principais elementos da música: o ritmo, a melodia e a harmonia.


PROJETOS

Corpo Rítmico: o Despertar da Música através do Corpo, Instrumento e Movimento 

É um trabalho destinado a professores e arte educadores que buscam utilizar o corpo como base da música, isto é, despertar nos participantes as potencialidades musicais que o corpo humano possui e relacioná-las com a percussão (corporal e instrumental), utilizando-se de movimentos habituais e da consciência postural.

O objetivo é mostrar a união fundamental da música e do corpo (postura e movimento) através de jogos musicais que sensibilizam à busca de sons de forma lúdica proporcionando mais segurança para os participantes transmitirem um conteúdo musical mais criativo e fornecer ferramentas para que se utilizem desse potencial adaptando-os para suas áreas de pesquisa e atuação com consciência e fundamento.

Memória para o Futuro - Conhecer,  Sentir e Valorizar o Brasil 

O Projeto Memória para o Futuro - Conhecer, Sentir e Valorizar nosso país, propõe a criação de um Método Educacional multifacetado que engloba 07 pilares principais: Manifestações Culturais do Brasil, Cinco Sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato), Pesquisa Geográfica e Histórica Cultural do Brasil, Noções Básicas sobre Direitos Autorais, Brincadeiras, Percussão Corporal e Jogos, incentivo a Criatividade, Registro de Conteúdo.

VIVÊNCIAS TEMÁTICAS

As vivências temáticas desenvolvidas por Dani Zulu, tem como objetivo apresentar as inúmeras possibilidades de se envolver com o mundo da percussão, percussão corporal e  das danças, cantos e ritmos da cultura tradicional do Brasil.

A idéia é conhecer os cantos, os toques, as pisadas e bailados da nossa linda cultura, além de praticar as diferentes possibilidades dos instrumentos, colocar em prática sua técnica e conhecer o básico de sua linguagem.

Gostou? Então conheça as propostas!

Brincando de Maestro em Família
Ritmos, Cantos e Danças do Brasil
Iniciação a Percussão Corporal
​Percussão - Regência e Improviso
Manuseio, Técnica e Ritmos do Pandeiro

Iniciação a Percussão Corporal

O tema apresenta uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. A exploração dos inúmeros sons produzidos pelo corpo é o ponto de partida dessa pesquisa. Palmas, estalos, batidas no peito, sapateados, vácuos de boca, recursos vocais entre vários outros sons, são encadeados na produção de ritmos e melodias. Através do aprendizado de ritmos e de jogos de improvisação o aluno vai aprimorando tanto sua coordenação motora quanto sua capacidade de criar, ouvir e interagir em um grupo.


Prática do Manuseio, Técnica e Ritmos do Pandeiro 

A proposta é o aluno experimentar o manuseio, a técnica e alguns ritmos tocados no pandeiro de forma espontânea. Serão aplicados jogos e exercícios que despertam a relação do corpo com o instrumento e exploram coordenação, lateralidade, percepção, independência, atenção, improvisação e criação.

Percussão - Regência e Improviso

Através de diferentes instrumentos de percussão e de elementos da percussão corporal, os alunos entram em contato direto com sua criatividade usando técnicas de improvisações e regências. O grupo experimenta o papel de um maestro, quando rege, e de um músico quando regido.

Ritmos, Cantos e Danças do Brasil

O Brasil é um país com uma farta e bela cultura! Um lindo universo de cantigas, danças, ritmos e instrumentos, encantam com suas vozes, seus movimentos, seus toques, suas cores e sua alegria. Pensando nisso, convido todos para um encontro especial onde irão conhecer e brincar as manifestações tradicionais do nosso país. 

Maracatu, Cacuriá, Samba de Bumbo, Coco de Roda, Congo de Sainha, Jongo, Batuque do Tietê, serão algumas das manifestações  apresentadas e experimentadas pelo grupo.

VIVÊNCIAS TEMÁTICAS para FAMÍLIA

Brincando de Maestro em Família (Cantigas Musicais e Sons do Corpo)

Já pensou na delícia que é ter mamãe, papai, avós, tios, primos, sobrinhos e quem mais quiser brincando juntos!? Cantar cantigas infantis acompanhadas por ritmos brasileiros tocados no próprio corpo é uma ótima sugestão. E a brincadeira não acaba aí, pois através da regência de sinais, todos brincam de ser maestros. 

Gostou? Então viva a música em família!

OUTROS:


Barbatuques: Orquestra Mágica - Parque Lúdico do Sesc Itaquera

http://www.youtube.com/watch?v=YosLlr3wbLs





Nenhum comentário:

Postar um comentário